sábado, 30 de abril de 2011

Especial: Dia do Trabalho, Operários da bola

Longe de qualquer comparativo com o futebol profissional, o futsal ainda "engatinha" no que diz respeito a bons salários e estrutura adequada para a maioria dos clubes. A incerteza sobre "onde irei jogar" está cada vez mais comum entre os atletas que atuam nos grandes centros, uma vez que poucas equipes disponibilizam deste respaldo financeiro para o profissional.

Por este e outros motivos é que o atleta de futsal é considerado um "operário do salão", ou seja, em muitos casos este profissional realmente gosta do que faz e se submete a salários que não condizem com o que realmente merece ganhar.

Pelo simples prazer de jogar, pagar suas contas e não ficar parado, o atleta busca alternativas em jogos chamados de "extra", uma vez que estes pagam um cachê consideravelmente razoável.

Neste dia 1° de maio, Dia do Trabalhador, estes "operários" merecem todo respeito e atenção necessária, já que muitos têm o futsal como principal fonte de renda.

A seguir, Tiago fala sobre o primeiro emprego:

"Comecei a jogar muito cedo, aos sete anos. Meu primeiro ano de carteira assinada foi no Palmeiras em 1998. Eu era juvenil, mas já atuava pela equipe principal".

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CT Goleiro Tiago desenvolve projeto social

Tiago com os profissionais do CT Fernando (centro) e Ivan Gomes (à esq.)


Revelar novos talentos e oferecer oportunidades para o desenvolvimento da cidadania de crianças e jovens. É com esse pensamento que o Centro de Treinamento Goleiro Tiago (http://www.ctgoleirotiago.com/) decidiu focar suas ações em causas sociais.

Projeto pioneiro no futsal, o CT leva o nome do craque Tiago, um dos maiores jogadores do salonismo brasileiro e considerado em 2008 como o melhor do mundo em sua posição. Atualmente na equipe russa TTG Ugra/ Gazpron, Tiago sabe de sua importância no esporte e como pode auxiliar no desenvolvimento dos futuros atletas.

“É um orgulho muito grande apoiar esse projeto, que é importantíssimo e vem sendo desenvolvido por uma equipe competente. As crianças carentes terão a oportunidade de vivenciar e desfrutar dos treinamentos elaborados, além de se divertirem com as atividades físicas”, diz o goleiro.

Kátia Priscila, diretora do centro de treinamento, ressalta que o trabalho desenvolvido nas unidades não se restringe aos atletas que possuem recursos para pagar pelos serviços. “Com a ideia de oportunidades nasceu do desejo de mudar a realidade de alguns jovens por meio de ações estruturadas. Desta maneira, podemos contribuir de alguma forma para um mundo melhor”, explica.

O projeto pretende atender a princípio 40 crianças. Cada unidade receberá 20 crianças e jovens, de 7 a 15 anos, divididas em duas turmas de treinamento. O programa será implantado na unidade do Céu Tiquatira (zona leste de SP) e ABC paulista.

Os recursos necessários para implantação do projeto vieram de algumas empresas que acreditam nesse trabalho de inclusão. “Só temos de agradecer o apoio daquele que têm apostado nessa iniciativa. Estamos abertos para receber mais parceiros, para quem sabe, conseguir atender ainda mais jovens”, diz a diretora do CT.


Fabio Rodrigues

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Superliga tem seus classificados definidos

No último final de semana encerrou a fase classificatória da Superliga Russa, sendo que apenas oito equipes continuam na briga pelo título: Gazprom-Ugra, Dynamo/Moscow, CSKA, Viz Sinara, Tyumen, Politech, Siberiak e Norilsk Nickel.


As vagas nas semifinais serão disputadas em melhor de cinco jogos, com os quatro primeiros colocados na fase classificatória (Dynamo, Viz Sinara, Gazprom-Ugra e Siberiak) tendo a vantagem de decidir em seus domínios - caso seja necessário o quinto duelo.


Um dos confrontos chama a atenção pela quantidade de brasileiros envolvidos, o Gazprom-Ugra, comandado pelo técnico Miltinho, tem no plantel o goleiro Tiago, Pelé, Eder Lima, Robinho e Lukaian. E oTyumen, agremiação que conta com o técnico Beto, além de Xuxa, Ferrão, Afrânio e do goleiro Greuto.


Os jogos acontecem nos dias 4 e 5 de maio em Yugorsk, no ginásio do Gazprom e no dia 10/05 na arena Tyumen, caso haja a necessidade do quarto jogo ele acontece no dia 11 também em Tyumen e o possível confronto derradeiro ocorre no dia 14 de maio, de novo em Yugorsk.

Confira os duelos das quartas de finais:


Gazprom-Ugra x Tyumen
Dynamo x CSKA
Viz Sinara x Polytech
Siberiak x Norilsk Nickel


Com colaboração de Carlos Silva

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia do Goleiro é celebrado neste 26 de abril

Eles passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de ‘frangueiros’, ‘braço curto’, ‘mão de pau’ e outras atribuições depreciativas. Mas o que seria do futsal se não fossem os goleiros? Idolatrados a cada defesa e execrados a cada falha, os donos da camisa 1, vão poder, pelo menos por um dia, ser tratados como reis.

“A ideia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70”, relata o jornalista Paulo Guilherme.

Nos anos seguintes, Carlesso desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de diversos arqueiros brasileiros e foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974.

“Diante do sucesso do método e da evolução dos goleiros no Brasil decidimos criar o Dia do Goleiro para homenagear todos os atletas dessa posição”, conta Bielinski, que desenvolveu vários estudos com Carlesso.

Uma festa reunindo goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol, no Rio, celebrou o primeiro Dia do Goleiro, em 14 de abril de 1975. Mas, a partir de 1976, definiu-se como o dia “oficial” a data de 26 de abril, em uma homenagem ao goleiro Manga, que na época era o campeão brasileiro pelo Internacional.

“Nos anos 70, o goleiro brasileiro era pouco respeitado tanto lá fora quanto aqui mesmo no Brasil”, afirma Paulo Guilherme. “Hoje, três décadas depois, os goleiros celebram uma nova era, conquistando espaço em grandes clubes da Europa, arrastando milhares de fãs para os estádios e lançando moda nos uniformes".


Com informações:
Goleiros.com.br


Foto: CBFS

domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa a todos!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A todos os internautas, o goleiro Tiago deseja uma Feliz Páscoa, com muita paz, saúde e felicidades.

Fonte: PUC Rio

sábado, 23 de abril de 2011

Em Moscou, Gazprom-Ugra e Dinah ficam no empate

Em um duelo marcado por muita tensão e grande números de cartões distribuídos – cinco amarelos e um vermelho - Gazprom-Ugra e Dinah entraram em quadra pela Superliga Russa de Futsal e empataram por 2 x 2 na tarde deste sábado (23), em Moscou.

Com este empate, o Gazprom-Ugra chegou a 40 pontos e permanecendo na terceira posição com três pontos a menos em relação ao segundo colocado, Viz Sinara.

Veja os gols: Clique aqui

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sábado é dia de Gazprom-Ugra x Dinah

Com 39 pontos e ocupando a terceira posição, o Gazprom-Ugra volta a jogar pela Superliga Russa neste sábado (23), contra o Dinah – 10º colocado com 12 pontos. As equipes se enfrentam às 13h30 (horário de Moscou), na casa do adversário.

Esta será a grande chance da equipe do goleiro Tiago subir na tabela, uma vez que o vice-líder (Sinara), tem 41 pontos ganhos. Porém, o Sinara enfrenta o Nova Geração, último colocado com seis pontos.

A partida terá transmissão ao vivo pelo site www.amfr.ru, às 6h30 (horário de Brasília).

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Camisa "Futsal Olímpico" autografada pelo Tiago vai para internauta do Nordeste

Igor Rodrigues Pinto de Oliveira, da Paraíba, é o ganhador da camisa promocional "Futsal! Um Sonho Olímpico", autografada pelo goleiro Tiago.

Leia na íntegra o e-mail enviado por Igor:

"Meu nome é Igor Rodrigues Pinto de Oliveira, jogo como goleiro a minha vida toda, sou um grande apaixonado pela posição. Gostaria muito de ganhar a camisa autografada do Tiago pois sou um grande fã e um admirador de suas belas defesas tanto pela seleção brasileira como pelo time do Jaragua, pena que teve que sair para o time Russo Gazprom. As defesas dele faram falta no futsal brasileiro".

Obrigado
Igor Rodrigues

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arquivo: Relembre alguns momentos de Tiago pela seleção

Arquivo: Relembre alguns momentos do goleiro Tiago atuando pela seleção brasileira durante as disputas da Copa América de Futsal, em 2008, realizada em Mercedez (Uruguai).

Betão e Tiago Valdin, Ari e Tiago


Ao fundo Lenísio e Falcão

Rogério, Tiago e Franklin

sábado, 16 de abril de 2011

Em jogo equilibrado, Gazprom-Ugra vence mais uma na Superliga

Robinho, Eder Lima e Vladimir Goncharov garantiram os três pontos

Neste sábado (16), a equipe principal do Gazprom-Ugra voltou a jogar pela Superliga Russa e somou mais três pontos ao vencer o Mytichi por 3 x 2, com gols de Robinho, Eder Lima e Vladimir Goncharov.

Com mais está vitória, os comandados pelo técnico Miltinho chegaram a 39 pontos e permanecendo na terceira posição. Com 46 pontos ganhos, o Dínamo é o líder até o momento. O time do goleiro Tiago volta às quadras no próximo dia 23, às 13h30, contra o СК "Дина" (Моscou).

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Twittando: Tiago faz chamada para jogo deste sábado

No Twitter: "Amanhã ao vivo, às 6h de Brasília, Gazprom X Mitychi no site www.amfr.ru !!! Acompanhem, horário show!!! Abraços".

Fotos: Confira mais imagens do goleiro Tiago

Fotos: Amplie sua coleção com novas fotos do goleiro da seleção brasileira e o do Gazprom-Ugra, Tiago.




Fonte: Site/Gazprom-Ugra

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Acompanhe Gazprom-Ugra e Mytishhi, ao vivo pela internet neste sábado


Três jogos válidos pela 21ª rodada da Superliga Russa agitam este próximo sábado (16). Os duelos serão transmitidos ao vivo pelo site oficial da competição. Entre os duelos, destaque para Gazprom-Ugra, que enfrenta o Mytishhi, às 13h.

Fotos: Relembre Tiago na Malwee/Cimed em 2010

Fotos: Relembre Tiago na Malwee/Cimed em 2010. Na ocasião, o goleiro estava enfrentando o São Caetano/Corinthians/Unip pela primeira fase da Liga Futsal.




Fotos: Adriana Diniz e Gilberto Santos

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CT Goleiro Tiago desenvolve projeto social

O Centro de Treinamento Goleiro Tiago é um projeto pioneiro no futsal. Inovadora, a iniciativa leva o nome de um dos maiores atletas do salonismo brasileiro, que sabe da sua importância dentro do esporte e que pode auxiliar no desenvolvimento de jovens e crianças.

O trabalho no CT não se restringe aos atletas que possuem recursos para pagar pelos serviços. Pelo contrário, existe a consciência de que o trabalho pode ajudar a revelar novos talentos, além de oferecer oportunidades para o desenvolvimento da cidadania de crianças e jovens.

Foi então que se decidiu focar o projeto como uma ação social. Esta ideia nasceu do desejo de mudar a realidade de algumas crianças e jovens por meio de ações estruturadas e bem intencionadas, em que descobrimos que podemos contribuir de alguma forma “para um mundo melhor”.

O projeto pretende atender a princípio 40 crianças. Cada unidade receberá 20 crianças e jovens, de 7 a 15 anos, divididas em duas turmas de treinamento. O programa será implantado na unidade do Céu Tiquatira (zona leste de SP) e ABC paulista.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pela Superliga, Gazprom-Ugra vence Politex

Na tarde deste sábado, a equipe principal do Gazprom-Ugra voltou a vencer pela Superliga Russa. Jogando em Sao Petersburgo, o time do goleiro Tiago venceu o Politex por 3 x 1 e se manteve na terceira posição, com 36, diminuindo a diferença em relação ao vice-líder, Sinara, que soma 38 pontos ganhos.

Os gols foram marcados por Eder Lima (2), e Goncharov. Bastrikov marcou para os adversários.

O próximo compromisso do Gazprom-Ugra está agendado para o dia 23 de abril, fora de casa contra o IFC Mytishchi. O duelo ainda não tem horário definido, segundo o site da competição.

O jogo foi igual. Eles criaram uma série de chances de marcar. Naturalmente, o resultado é a prevaleceu em nosso favor. Mas antes de tudo, o placar foi graças à melhor aplicação desses momentos que criamos. Espero que os torcedores também tenham gostado da partida que mostramos”, disse o técnico Miltinho.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CT Goleiro Tiago reforça quadro de profissionais


Com o objetivo de oferecer suporte e melhor qualidade aos seus atletas, o Centro de Treinamento Goleiro Tiago (http://www.ctgoleirotiago.com/) acrescentou mais três profissionais ao projeto. São eles: Fabio Rodrigues (jornalista), Gisele Maria da Silva (psicóloga) e Fabiana Guerreiro (nutricionista). Neste domingo (10), os novos integrantes se reunirão no CT com pais e atletas para uma primeira palestra.

Na ocasião estarão presentes toda a equipe do projeto: Kátia Priscila (diretora), Ivan Gomes (coordenador pedagógico), Rafael e Fernando (professores), Luiz Carlos Jr. (marketing e publicidade). "Esta é a primeira das várias novidades que teremos este ano. O CT Goleiro Tiago tem muito a oferecer", diz a diretora Kátia Priscila. Saiba mais sobre os novos integrantes do projeto:

Assessoria de imprensa

Fabio Rodrigues é jornalista desde 2005. Atualmente trabalha no jornal Folha de S. Paulo e é editor do blog Futsal na Rede. No CT, sua função será divulgar regularmente as atividades desenvolvidas. Por meio de entrevistas, o jornalista apresentará os goleiros que fazem parte das nossas unidades de treinamento, destacando aqueles que apresentarem melhor rendimento nas rodadas dos campeonatos que disputarem.

Psicóloga

A psicóloga Gisele Maria da Silva (CRP 06/86059) é especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae. Gisele atua no futsal da Sociedade Esportiva Palmeiras (categoria de Base), na Seleção Brasileira de Rugby Union e no Rugby Seven à Side (alto rendimento). A psicóloga também já trabalhou no Circulo Militar de Campinas com a modalidade Arco e Flecha e no futebol de campo do Corinthians (categoria Infantil). Na AD/Guarulhos, atuou no trabalho motivacional com a categoria Juvenil.

Participou ainda do Projeto Social do Bovespa - Comunidade de Paraisópolis, com o tênis. Sua função no CT Goleiro Tiago será a de ministrar palestras e aplicar dinâmica de grupo direcionada aos atletas e pais com foco nos seguintes temas: "A importância do bem estar emocional na prática esportiva" e "Bem estar psicológico para os atletas em processo de formação no esporte". A psicóloga também produzirá textos e artigos sobre temas abordados em Psicologia do Esporte, material que será divulgado em nossa página na web.

Nutricionista

Fabiana Guerreiro (CRN 3.29006) é nutricionista formada pela Universidade Nove de Julho. Pós-graduada pela Universidade Gama Filho em Bases Nutricionais da Atividade Física - Nutrição Esportiva, ela atua nas áreas clínica (em consultório particular), alto rendimento e com categorias de base. A nutricionista trabalha atualmente no futsal da Sociedade Esportiva Palmeiras (categoria de Base) e no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, com atendimento a maratonistas, ciclistas e triatletas.

Fabiana já trabalhou no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Hospital São Luiz Anália Franco --área clínica e de produção de alimentos. No CT, a nutricionista promoverá palestras direcionadas a pais e alunos com os temas:

"A alimentação do pequeno atleta", "Conhecendo os nutrientes" e "Como me alimentar corretamente". Ela também produzirá material relacionado à nutrição esportiva.


Mais informações no e-mail: ctgoleiro@sportsecia.com.br.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Gazprom-Ugra pronto para o duelo contra o Politex

Passada uma semana de muitos treinos, a equipe do Gazprom-Ugra volta a jogar pela Superliga Russa neste sábado (9), quando segue para São Petesburgo, onde encara o Politex. Esta será a grande chance que os atletas comandados pelo técnico Miltinho garantirem o terceiro lugar nesta fase classificatória:

"Queremos terminar, no mínimo, em terceiro lugar para garantir a vantagem de decidir em casa nas quartas-de-final", resume o goleiro Tiago. Além deste duelo, o grupo terá ainda mais três partidas neste segundo turno, contra Mytichi em Yugorsk ("casa" do Gazprom) e o Dina em Moscou. Portanto, a seriedade, mais do que nunca, passa a ser a grande arma do time:

"O Miltinho pediu para encararmos com total seriedade estes três últimos jogos, independente da posição em que os adversários estejam na classificação", concluiu o arqueiro.

Já o treinador afirma que será necessário montar uma estratégia para "zerar" os cartões e recuperar os atletas lesionados:

"Queremos entrar inteiros nos play-offs, que começam dia 4 de maio. Estamos em terceiro lugar, mas com chances de sermos o segundo", explica Miltinho.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conheça os lugares onde o goleiro Tiago atua

Vista de Yugorsk

Mesmo com mando de jogos na cidade de Yugorsk – onde se situa o principal patrocinador do time, a empresa Gazprom – a equipe do goleiro Tiago treina no bairro Bratievo, próximo à capital Moscou, onde também toda estrutura do time está montada.


A Cidade:

Com um panorama basicamente plano, Yugorsk, do russo Югорск, é um município situado na parte noroeste da planície do leste-oeste , a 420 km de Khanty-Mansiysk, na Rússia. A cidade tem como área um total de 144,21 km ², e cerca 35.000 habiltantes, segundo estatísticas.


Foto: Divulgação

segunda-feira, 4 de abril de 2011

sábado, 2 de abril de 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Blog atinge a marca de quase 7.000 visitas

Criado no início de janeiro de 2011, o blog oficial do goleiro Tiago a cada dia aumenta o número de visitas. Ao todo são 6.944 acessos desde 11/1, quando foi publicado o primeiro post. Nestes três meses de atividades, são 70 matérias contendo as mais variadas informações relacionadas ao goleiro titular do Gazprom-Ugra, além de fotos, vídeos e um canal exclusivo no Flickr, página na web em que são postadas apenas imagens.

A todo este sucesso, nosso muito obrigado.
Goleiro Tiago e assessoria.